Espaço do aluno:

Notícias

O que são profissões do futuro?

@Fonte: Educa Mais Brasil

Quarta, 22 de abril de 2020

Entenda o conceito quais são as profissões do futuro

Profissões do futuro é um dos termos mais comuns relacionados à carreira na atualidade. Cada vez mais as pessoas buscam compreender as tendências do mercado de trabalho e como os avanços tecnológicos estão transformando o destino de algumas profissões.

Quem está definindo o seu plano de carreira deve estar atento a essas mudanças. Quem pretende fazer o Enem ou outros vestibulares para ingressar em curso de nível superior também deve prestar atenção a esse novo cenário.

- Mas, afinal, o que são profissões do futuro?

Profissão do futuro é uma definição usada para definir as ocupações que estão em alta no mercado de trabalho nos próximos anos. Para isso, são realizados diferentes estudos que possibilita, avaliar as tendências que as profissões estão tomando ao redor do mundo. Esse tipo de estudo geralmente é realizado por empresas de consultoria.

Assim como é possível listar as profissões do futuro, também é possível elencar as profissões que tendem a desaparecer nos próximos anos, visto que a função não será mais necessária ou será substituída por outro tipo de trabalho.

- Quais são os requisitos para uma profissão do futuro?

Não existe uma lista específica criada para definir a relevância da profissão no futuro. De modo geral, elas acompanham as transformações provocadas pela tecnologia. É comum que elas estejam relacionadas a área de TI (Tecnologia da Informação). No entanto, não estão restritas a esse campo.

É possível encontrar profissão do futuro em saúde, em funções relacionadas à preservação do meio ambiente e sustentabilidade, comunicação, gestão, entre outras. Outro segmento em crescente crescimento é o de produção de conteúdo para web e digital influencer, assim como as ocupações ligadas à qualidade de vida e terceira idade.

- Qual é a profissão do futuro?

Como é possível perceber, não é possível elencar uma profissão do futuro. Diferentes áreas possuem profissões que se destacam e tendem a se fortalecer cada vez mais no mercado. Importante ressaltar que alguns setores têm se atualizado para acompanhar as demandas da atualidade, é o caso do Direito na investigação de crimes digitais, Radiologia Forense, Marketing Digital, entre outras.

Entretanto, é comum que sejam elencadas as principais profissões do futuro. Veja como elas são diversificadas, abarcando diferentes áreas. Confira a lista das 10 profissões do futuro:

- Detetive de dados
- Gerente de Mídias Sociais
- Consultor de aposentadoria
- Analistas de Energias Alternativas
- Engenheiro Hospitalar
- Big Data
- Desenvolvedores de Softwares
- Analista financeiro
- Logística e compliance
- Designer de Inovação