Espaço do aluno:

Notícias

Por que a escrita criativa é importante para qualquer carreira?

@Fonte: Tec Mundo

Quarta, 04 de mar�o de 2020

A capacidade de escrever de forma criativa e envolvente não parece ser um pré-requisito para um administrador, advogado ou chef de cozinha, mas sim um atributo que deveria estar restrito a escritores e outros profissionais que trabalham com a arte de redigir textos e contar histórias. Contudo, cada vez mais pessoas estão se interessando pela escrita criativa — e elas não têm a pretensão de trabalhar com literatura.

Por que esse fenômeno está acontecendo? Por que pessoas que não almejam se tornar escritoras, roteiristas ou grandes redatoras estão se interessando pelo tema da escrita criativa? Pode ser difícil de acreditar, mas há muitos benefícios para quem se propõem a construir uma ideia de forma um pouco mais criativa.

- O que é a escrita criativa?

Embora possa parecer óbvia a definição de escrita criativa, vale a pena fazer uma distinção. Saber escrever bem não é um sinônimo de pessoa que tem criatividade ao construir um texto. Essas são habilidades distintas. A escrita criativa se diferencia em muito do texto técnico: teses acadêmicas, manuais de instrução, livros acadêmicos e bulas de remédio se enquadram nessa categoria. Já um poema, uma crônica, um romance, um conto e até um roteiro de cinema podem se encaixar na definição de uma escrita criativa.

Em suma, a escrita criativa engloba toda produção textual que demanda criatividade em sua criação. Fugir do senso comum, surpreender, instigar, prender e fascinar são objetivos de quem escreve desse modo. Por outro lado, uma escrita tradicional tem como foco a transmissão da informação.

Mas como explicar o fato de que há profissionais de áreas diversas procurando aprender mais sobre a escrita criativa?

- Os benefícios da escrita criativa

Para entender por que pessoas que não almejam ser escritoras estão procurando aprender sobre o tema, é necessário entender alguns benefícios gerados pela escrita criativa. É verdade que há aqueles que enxergam a prática como um hobby, um passatempo. Mas existem vantagens bem tangíveis para quem se aventura nessa área.

- Maior capacidade de leitura

Ler melhor é um dos maiores benefícios para aqueles que aprendem a respeito da escrita criativa. A prática de ler e criticar o texto dos outros, uma prática comum ao se aprender sobre o assunto, força a pessoa a pensar nos efeitos que a leitura prova nela. Essa simples mudança impacta significativamente o modo de encarar um texto.

- Concentração

Vivemos na era da distração. É muito fácil perder a concentração com coisas que não estejam associadas ao processo de escrita. Ao começar a aprender sobre o processo criativo, desenvolve-se o foco por passarmos algumas horas de concentração total sobre uma história que nós mesmos escrevemos.

- Empatia

Como já foi dito, uma das formas de se exercitar a escrita criativa é avaliar o texto de outras pessoas. Para fazer isso, muitas vezes é preciso se colocar no lugar dela e entender quais foram as suas motivações e propósitos. Essa é quase uma definição perfeita da empatia, algo que se desenvolve por praticar a escrita com foco na criatividade.