Espaço do aluno:

Notícias

Como escrever um artigo de opinião?

@Fonte: Quero Bolsa

Quarta, 18 de mar�o de 2020

O artigo de opinião é um texto do gênero argumentativo que tem a intenção de não só expor sua opinião sobre determinado tema, mas também convencer o leitor de suas ideias. Eles podem ser escritos em primeira ou terceira pessoa.

Esse estilo de texto é muito usado em propagandas, que visam convencer o consumidor a adquirir um produto, e em seções de colunistas e de opiniões de leitores em jornais e revistas.

- Como escrever um artigo de opinião?

O texto argumentativo é amplamente pedido em diversos concursos e vestibulares. Em geral, os candidatos devem defender um ponto de vista a respeito do tema proposto e concluir com sua opinião.

- Estrutura do texto

Um artigo de opinião tradicional deve ser dividido em três blocos e organizado na seguinte estrutura básica:

1. Introdução: apresentação do tema e seu posicionamento sobre o assunto.
2. Desenvolvimento: defesa de seu posicionamento com argumentos consistentes.
3. Conclusão: fechamento do texto sintetizando os argumentos e retomando a opinião apresentada na introdução.

- Dicas para escrever melhor

Seja qual for a opinião defendida, o texto deve apresentar argumentos verdadeiros. Antes de começar seu artigo, pesquise tudo o que puder sobre o tema para embasar seu raciocínio: dados estatísticos, pesquisas, alusões históricas e leis, por exemplo.

O público a quem se destina seu texto é um fator importante na hora da produção. Para cada público-alvo, há uma linguagem que deve ser usada. Seu texto sempre deve seguir a norma culta da Língua Portuguesa, gírias e abreviações não devem ser usadas.

Ao terminar seu texto, revise os erros gramaticais e confira se sua opinião foi expressa de forma clara e concisa. Em concursos e vestibulares, os corretores avaliam mais a estruturação do seu texto e encadeamento das ideias do que sua opinião sobre o tema em si.